terça-feira, 15 de setembro de 2009

Com uma final de Série A na história, Vasco e Azulão duelam pela Série B

Em 2000, Vasco e São Caetano fizeram a final da Copa João Havelange, o Brasileirão da época, em duas partidas e os cariocas se sagraram campeões após empate em 1 a 1, em São Paulo, e vitória por 3 a 1, no Rio de Janeiro. Agora, em 2009, o confronto desta terça-feira, às 21h (horário de Brasília), no Anacleto Campanella, vai marcar o encontro do time da Colina contra o Azulão, pela quinta rodada do returno da Série B. Uma realidade bem diferente daquela vivida pelas duas equipes no fim do século XX. Acompanhe a partida ao vivo pelo Premiere ou em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

A primeira partida, no Palestra Itália, terminou empatada em 1 a 1. César marcou para os paulistas, e Romário para os cariocas. No segundo jogo, em São Januário, ainda no primeiro tempo, o alambrado do estádio cedeu e a partida acabou adiada. No dia 18 de janeiro de 2001, as equipes se enfrentaram no Maracanã e o time da Colina venceu por 3 a 1, com gols de Romário, Juninho e Jorginho Paulista. Adãozinho fez para o Azulão.

Líder da Série B 2009, com 46 pontos, o Vasco está a três do Guarani, segundo colocado, e a nove do São Caetano, primeira equipe fora do G-4. O Azulão busca a sua redenção e quem sabe um retorno à elite do futebol em 2010. Tudo para reeditar uma batalha com os cariocas na Primeira Divisão, a exemplo do que aconteceu na final da Copa João Havelange, em 2000.

Além de marcar o encontro de dois finalistas de uma edição passada da Série A, o duelo desta terça-feira vai ser um dos mais saudosos para os torcedores do Azulão. Após o vice-campeonato da João Havelange, a conquista mais importante do time do ABC paulista foi o segundo lugar no Paulistão de 2007. Na final, o time foi derrotado pelo Santos. Curiosamente, o técnico era Dorival Júnior, hoje no comando do Vasco.

- São épocas diferentes. O time é muito diferente daquele que eu comandei. Apenas um ou dois jogadores ainda permaneceram no São Caetano - relembrou Dorival Júnior, que aposta em um jogo duro no Anacleto Campanella.

Carlos Alberto volta ao time vascaíno no ABC paulista

Dorival Júnior ganhou um reforço de respeito para o jogo desta terça-feira, em São Paulo. O meia Carlos Alberto, que cumpriu suspensão contra o Paraná, na última sexta-feira, em São Januário, retorna ao time titular. Ele vai atuar na vaga de Philipe Coutinho, expulso no confronto na Colina. Além do garoto, o treinador também não poderá contar com o volante Mateus, também suspenso.

Ciente de que a presença de Carlos Alberto é uma diferencial em sua equipe, Dorival voltou as suas atenções para um outro setor do time: a defesa. Para o treinador, a equipe tem bobeado e sofrido muitos gols. Nos últimos três jogos, o goleiro Fernando Prass buscou a bola em sua rede em cinco oportunidades.

- O nosso time precisa correr menos riscos na defesa. Conversei com os jogadores e isso vai mudar. Além disso, contamos com o retorno do Carlos Alberto e isso é muito importante para a equipe. Com a presença dele, o grupo se sente mais tranquilo - afirmou Dorival Júnior.

Na vaga de Mateus, o treinador optou pelo retorno de Amaral, que vinha ficando no banco de reservas. O garoto Alan, de apenas 18 anos, foi mantido entre os titulares para a partida no Anacleto Campanella.

Azulão conta com o retorno de cinco jogadores, poupados em Natal

Após uma desgastante viagem para Natal, a delegação do São Caetano retornou a São Paulo no domingo. Porém, o técnico Welligton Berto preferiu deixar os seus principais atletas no ABC paulista. O comandante Azulão poupou cinco jogadores para o confronto no Anacleto Campanella, nesta terça.

O lateral-direito Artur, o zagueiro Marcelo Batatais, os meias Eduardo Ramos e Éverson Ribeiro e o atacante Vandinho sequer viajaram para o Nordeste. A intenção dos paulistas é surpreender o Vasco dentro de seus domínios. A medida de Berto foi analisada por Dorival Júnior.

- Eles não levaram vários atletas para o jogo em Natal. Os atletas ficaram em casa descansando. O São Caetano está tratando essa partida como uma decisão. Evitaram o desgaste de muitos jogadores - avaliou o comandante do time carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário